Culminância do conteúdo: Célula animal.
A célula animal é a unidade básica da vida em organismos do reino Animalia. São células eucarióticas, o que significa que eles têm um núcleo verdadeiro e estruturas especializadas chamadas organelas que desempenham diferentes funções. Plantas, fungos e protistas têm células eucarióticas, enquanto as bactérias e arqueias possuem células procarióticas mais simples. As células animais, diferentes das células vegetais, não possuem paredes celulares ou cloroplastos, a organela que realiza a fotossíntese.
Funções das células de animais
As células realizam todos os processos do corpo, incluindo produzir e armazenar energia e produzir proteínas, que são moléculas que têm papéis no metabolismo, replicação do DNA e transporte de outras moléculas.
As células animais são altamente especializadas para realizar tarefas específicas. Por exemplo, o coração possui células musculares cardíacas que batem todas ao mesmo tempo, e as células do trato digestório têm cílios, projeções em forma de dedo que aumentam a área de superfície para a absorção de nutrientes durante a digestão.
Existem mais de 200 tipos diferentes de células no corpo humano. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, a molécula que transporta oxigênio e não possuem núcleos; esta é uma especialização que permite que cada glóbulo vermelho transporte tanto oxigênio quanto possível.
Múltiplas células formam tecidos, que são grupos organizados de células que desempenham uma determinada função. Por sua vez, grupos de tecidos semelhantes formam os órgãos do corpo, como o cérebro, os pulmões e o coração.
Estrutura celular animal
A célula possui uma variedade de estruturas diferentes. Contém muitos tipos diferentes de organelas especializados que realizam todas as suas funções. Nem todas as células animais têm todos os tipos de organelas, mas, em geral, as células animais contêm a maioria, senão todas as organelas.
Núcleo
O núcleo contém o ácido desoxirribonucleico de uma célula (DNA), seu material genético. O DNA contém instruções para a produção de proteínas, que controla todas as atividades do corpo.
No núcleo, o DNA é estreitamente enrolado em histonas, que são proteínas, para formar estruturas chamadas cromossomos. O núcleo regula quais genes são expressos na célula, que controla a atividade e o funcionamento da célula e será diferente dependendo do tipo de célula.
O DNA está localizado na região do nucléolo no interior do núcleo, onde os ribossomos são feitos. O núcleo é cercado por um envelope nuclear (também chamado de membrana nuclear ), que o separa do resto da célula.
O núcleo também regula o crescimento e a divisão da célula. Quando a célula está se preparando para se dividir durante a mitose, os cromossomos no núcleo duplicam e separam-se, e duas células filhas são formadas.
As organelas chamadas de centrossomas (também chamados de centríolos ) ajudam a organizar o DNA durante a divisão celular. As células geralmente têm um núcleo cada.
Ribossomos
Os ribossomos são onde as proteínas são sintetizadas. Eles são encontrados em todas as células, incluindo células animais. No núcleo, uma sequência de DNA que codifica uma proteína específica é copiada para uma cadeia de RNA mensageiro de cortesia (mRNA) complementar.
A cadeia de mRNA viaja para o ribossomo via RNA de transferência (RNAt), e sua seqüência é usada para determinar a colocação correta de aminoácidos em uma cadeia que compõe a proteína.
Nas células animais, os ribossomos podem ser encontrados livremente no citoplasma de uma célula, ou ligados às membranas do retículo endoplasmático .
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático (RE) é uma rede de sacos membranosos chamados cisternas que se ramifica da membrana nuclear externa. Ele modifica e transporta proteínas que são feitas por ribossomos. Existem dois tipos de retículo endoplasmático, liso e rugoso.
O RE rugoso possui ribossomos em anexo. O RE liso não possui ribossomos e tem funções na fabricação de lipídios e hormônios esteroides e remoção de substâncias tóxicas.
Vesículas
As vesículas são pequenas esferas de bicamada lipídica, que também compõem a membrana externa da célula. Eles são usados para transportar moléculas em toda a célula de uma organela para outra, e também estão envolvidos no metabolismo.
As vesículas especializadas chamadas lipossomas contêm enzimas que digerem grandes moléculas como carboidratos, lipídios e proteínas em pequenas, para que possam ser usadas pela célula.
Complexo de Golgiense
O complexo de Golgiense, também chamado de aparato de Golgi ou corpo de Golgi, também é composto de cisternas, mas as cisternas não estão interconectadas como as no RE. O aparelho de Golgi recebe proteínas do RE e dobra, classifica e embala essas proteínas em vesículas.
Mitocôndria
O processo de respiração celular ocorre nas mitocôndrias. Durante esse processo, os açúcares e as gorduras são quebrados e a energia é liberada sob a forma de trifosfato de adenosina (ATP). ATP potencia todos os processos celulares, e as mitocôndrias produzem o ATP de uma célula, então as mitocôndrias são comumente conhecidas como “a potência da célula”
Citosol
O citosol é o líquido contido nas células. O citosol e todas as organelas dentro dele, exceto o núcleo, são coletivamente referidos como citoplasma celular. O citosol é principalmente feito de água, e também contém íons como potássio, proteínas e pequenas moléculas. O pH é neutro, cerca de 7.
Citoesqueleto
O citoesqueleto é uma rede de filamentos e túbulos encontrados ao longo do citoplasma da célula. Tem muitas funções; Ele dá a forma da célula, fornece força, estabiliza os tecidos, organiza organelas dentro da célula e tem um papel na sinalização celular.
Existem três tipos de filamentos de citoesqueleto: microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários. Os microfilamentos são os mais pequenos, enquanto os microtúbulos são os maiores.
Membrana celular
A membrana celular envolve toda a célula. As células animais possuem apenas uma membrana celular; eles não têm uma parede celular como as células da planta. A membrana celular é uma camada dupla composta de fosfolipídios.
0 comentários:
Postar um comentário